A decisão de colocar implantes mamários é única para cada mulher, no entanto, muitas deparam-se com a questão: devo fazê-lo antes ou depois de ser mãe? Ambas as escolhas têm os seus prós e contras, por isso, é crucial perceber os cuidados a ter em cada cenário. Para que possa tomar uma decisão informada e sentir-se confiante com o seu corpo, abordamos algumas orientações e vantagens de colocar implantes antes e depois da maternidade. Vamos a isso?
Conselhos e cuidados a ter, se colocar implantes antes de ser mãe
Muitas mulheres optam por fazer esta cirurgia muito antes de se tornarem mães, por não quererem adiar algo que pode beneficiar a sua autoestima e confiança. Além disso, algumas não têm planos imediatos de serem mães e não sabem quando isso acontecerá, tornando a cirurgia uma escolha válida e justificada.
A mamoplastia de aumento poderá ser feita de diversas formas, para não comprometer a amamentação no futuro, como por exemplo:
- Através da colocação do implante atrás do músculo, assim, a glândula mamária poderá continuar a encaminhar o leite materno para o mamilo, sem comprometer a amamentação;
- Preferir a cicatriz infra-mamária, ao invés da cicatriz periareolar, que se situa na zona inferior do mamilo e aumenta o risco de complicações na amamentação futura.
Estas são as técnicas mais aconselhadas para quem pondera ser mãe no futuro e pretende fazer uma mamoplastia de aumento. Contudo, é sempre aconselhado discutir este assunto com o seu médico cirurgião, para perceber o que é mais indicado para o seu caso e objetivos.
As vantagens de colocar implantes depois da gravidez
Uma vez que o corpo feminino passa por inúmeras transformações aquando da gestação, a mamoplastia de aumento após a maternidade é uma excelente escolha para mulheres que desejam recuperar o seu anterior volume e forma das mamas - podendo esta cirurgia ter um papel muito importante na recuperação da autoestima e bem-estar. Além disso, uma vez que é realizada após a transformação do corpo e não voltando a mulher a engravidar, os resultados conseguidos através desta intervenção são mais duradouros.
Se a ideia de esperar até ser mãe, para fazer a mamoplastia de aumento, não for um incómodo, poderá obter os resultados que pretende por mais tempo, uma vez que, à partida, o corpo já não irá sofrer grandes transformações.